Discussão sobre este post

Avatar de User
Avatar de João Vítor Juliano

Também estou imerso em uma crise profissional/existencial que já dura mais tempo do que eu gostaria. Começou em 2020, com a pandemia, mas neste ano a inquietação tomou uma dimensão maior, chegando a um ponto d’eu falar: “para que eu quero descer”. Como você descreve, de certa forma, também tenho sofrido pra decidir pra onde realmente quero ir. Sempre brinco com meu psicólogo que é mais fácil para mim dizer o que não quero do que o que quero. E há uma verdade nisso: nossa mente é mestre em encontrar razões para evitar a mudança. Embora essas razões possam ter algo de verdade, muitas vezes elas escondem um motivo muito mais profundo. O principal – e talvez mais sutil – pelo qual resistimos à mudança é que ela coloca em risco nossa identidade e o modo como os outros nos veem. A psicologia social, inclusive, tem muita literatura sobre como lutamos para manter nossa identidade social intacta e evitar qualquer “desequilíbrio”.

Para contribuir, encontrei uma newsletter interessante um tempo atrás (https://mindy.substack.com/p/to-make-a-career-change-first-answer) com um exercício que foi um bom ponto de partida para mim. Para que funcione, é preciso se abrir e responder com o coração – o que torna tudo mais desafiador. A autora também tem outros conteúdos sobre o tema que recomendo. Boa sorte na sua jornada!

Expand full comment
Avatar de Regiane

E pensar que você tem só 34 anos... O trabalho nos trás identidade e vigor, e como podemos fazer todos os dias algo que já nos tirou a brilho de vida? Creio que a vida é um eterno recomeço e são nesses recomeços que a gente renasce. Te desejo uma linda caminhada nesse redescobrimento e tenho certeza que te trará novos aprendizados.

Expand full comment
Mais 25 comentários...

Nenhuma publicação